Pergunta Curiosa

Que relógio determina a hora certa no mundo?

A hora certa no mundo é determinada por relógios atômicos. Os átomos de césio, por meio de campos magnéticos, rastreiam e detectam alterações na energia da Terra. Isso faz com que eles acertem a hora incessantemente. Uma grande máquina com centenas desses relógios, que produzem bilhões de vibrações por segundo, é responsável por determinar precisamente a hora no planeta, além de posicionar sistemas de GPS em órbita ao redor da Terra.


Por que algumas pessoas funcionam melhor pela manhã e outras preferem aproveitar a noite?

Cada um tem uma disposição de genes diferente, e isso afeta o funcionamento do ciclo biológico. Algumas pessoas têm um ciclo biológico mais longo do que o normal, e isso faz com que elas fiquem acordadas até mais tarde, como as corujas. As que, assim como as andorinhas, acordam com o raiar do sol, têm um relógio biológico mais curto. Quando chega a noite, elas já estão prontas para se recolher. E você, é coruja ou andorinha?


Para que cerve a cera fabricada pelas abelhas? 

 As abelhas operárias fabricam a cera a partir de néctar e pólen. Com esse material, elas constroem os favos, onde a rainha deposita seus ovos.


Como surgiram as fitinhas do Senhor do Bonfim?

A confecção das icônicas fitinhas foi ideia de Manoel Antonio da Silva Serva, tesoureiro da irmandade do Senhor do Bonfim, em Salvador. Nos anos de 1810, ele percebeu que alguns fiéis usavam uma cordinha de 47 cm - medida exata do braço da estátua do Senhor do Bonfim - como amuleto. Manoel, que também era comerciante, convenceu a igreja a produzir "medidas do Senhor do Bonfim". Até hoje, o produto é um sucesso de vendas.


 Qual a origem da expressão "tosse de cachorro"?

A tosse insistente e seca, típica de pessoas com coqueluche, é bastante parecida com a tosse que acomete cachorros vítimas de um determinado tipo de virose. O som estridente e o tempo de cura das duas doenças são bastante próximos, mas a tosse canina não é transmissível ao homem. 


 Por que a barriga ronca? 

Existem alguns motivos, explica o gastroenterologista Jayme Natan Eisig, diretor de comunicação da Federação Brasileira de Gastroenterologia. "Esse ronco significa contração da musculatura do estômago ou do intestino. Pode acontecer quando a pessoa está com fome ou logo depois que ela comeu. Por causa da má digestão, além dos barulhos, aparecem também arrotos e gases. Outra possibilidade é a comida dar algum tipo de alergia no indivíduo e o estômago começar a fabricar gases. Por fim, quando comemos muito depressa, o ar entra junto com o alimento. Quando ocorre a digestão, os alimentos se assentam junto aos gases, o que gera arrotos".

O que fazer para esse barulho passar? "Hidratar o organismo com algum líquido e colocar alimento na barriga a cada três horas", explica Eisig.


Qual é a origem da palavra "folclore"? 

A palavra "folclore" é aceita internacionalmente desde 1878. A expressão apareceu pela primeira vez na imprensa publicada na revista The Athenaeum, em 1846. O texto, do arqueólogo inglês William John Thoms, propunha o estudo de culturas diversas. O autor sugeria a junção das palavras folk (povo) e lore (sabedoria) para designar tal ocupação.


É verdade que no Hemisfério Sul a água desce pelo ralo sempre no sentido anti-horário e no hemisfério norte acontece o inverso?

Sim e não. A explicação para este fenômeno foi dada pelo matemático francês Gaspard Gustave de Coriolis (1792-1843). Ele observou que o percurso dos objetos sofre um leve desvio em sistemas de rotação uniforme, como a Terra. Nosso planeta gira do oeste para o leste, mas sua velocidade rotacional é muito mais lenta nas extremidades. Por causa disso, um objeto que se desloca dos pólos para o Equador tenderá a mudar sua trajetória um pouco para oeste. No norte, isto significa virar à direita e no sul, à esquerda. 

Por isso, no Hemisfério Sul, a água desceria pelo ralo sempre no sentido anti-horário. Se estivéssemos no hemisfério norte, o turbilhão viraria para o lado oposto. Só que a influência do fenômeno é tão pequena que é muito difícil comprová-la em pias ou ralos.


Por que, nas propagandas, os relógios sempre marcam a hora 10h10?

O costume foi adotado por causa da agradável simetria gerada pelos ponteiros. Além disso, surgiu em sua discussão o fato de os ponteiros em 10h10 formarem um sorriso no relógio, enquanto a marcação também simétrica de 8h20 mostraria uma boca triste. Finalmente, são muitas as marcas que trazem o logotipo logo acima do ponto central do relógio ? neste caso, os ponteiros em 10h10 emolduram a marca, gerando um movimento natural dos olhos das pessoas para ela.


Se o coelho não bota ovos, por que ele é o símbolo da Páscoa?

Segundo a lenda, uma mulher teria pintado e escondido alguns ovos para que os filhos procurassem num domingo de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um coelho passou correndo por elas. Os meninos imaginaram que o animal trouxera o presente. No antigo Egito, o coelho era o símbolo da fertilidade. Mas por que presentear com ovos? O ovo significa renascimento e ressurreição. Simão, o cireneu que ajudou Cristo a carregar a cruz até o Calvário, era vendedor de ovos. Depois da crucificação os ovos teriam ficado coloridos.


TV CURIOSO

O Guia dos Curiosos