1990
Estreou o Canal +, primeiro canal de TV a cabo no Brasil. A emissora foi comprada pouco tempo depois pelo Grupo Brasil e deu origem a TVA.

A Igreja Universal do Reino de Deus comprou a rede Record após uma polêmica disputa judicial.

A novela Pantanal, da rede Manchete, fez enorme sucesso com suas cenas externas e nus de atores.

1991
O sistema de televisão por assinatura foi implantado no Brasil.

1992
Foi ao ar a primeira rede internacional de TV para brasileiros. A Brazilian Television Network (BTN) estreou em Miami (EUA).

O primeiro programa interativo da TV, Você Decide, foi ao ar na rede Globo.

1995
O Projac, maior centro técnico de televisão da América Latina, foi inaugurado no Rio de Janeiro (RJ). Ele pertence a rede Globo.

Morreu Adolpho Bloch, fundador do Grupo Bloch Editores, da revista e da rede de televisão Manchete.

O SBT inaugurou o Centro de Televisão (CDT), maior construção linear para televisão feita na América Latina.

1996
Cid Moreira e Sérgio Chapelin deixaram o comando do Jornal Nacional, exibido pela rede Globo, após 26 anos ocupando a posição. Os dois foram substituídos por Lílian Witte-Fibe e William Bonner.

1997
Foi fundada a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável por regular e fiscalizar o sistema de telecomunicações no Brasil.

O comando da criação e programação da Globo passou às mãos de Marluce Dias da Silva. Antes, que ocupava o posto era José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

1998
Foi realizada a primeira transmissão digital no Brasil, pela rede Globo. O canal exibiu o novo recurso durante a exibição da partida inaugural da Copa da França, realizada entre Brasil e Escócia.

1999
O Grupo TeleTV! Comprou a concessão de canal da Rede Manchete, o que não incluía bens como equipamentos ou o prédio da emissora, e se responsabilizou pelo pagamento das dívidas com o INSS e FGTS que estavam em atraso. Em novembro entrou no ar a Rede TV!

A rede Globo inaugurou sua nova sede. Ela possui 16.500 metros quadrados de área.

Morreu João Jorge Saad, fundador da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão.