Castello Branco

Em Fortaleza, um museu sobre o general vive em estado de abandono. Fardas militares, todas desbotadas. O bem mais valioso era um relógio Patek Philippe usado por Castello, que foi roubado.

Getúlio Vargas

A gaúcha São Borja abriu um museu para seu filho mais ilustre. O Museu Getúlio Vargas tem fotos e objetos do ex-presidente. O Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, tem vários objetos de Getúlio também em exposição.

José Sarney

A Fundação da Memória Republicana, que abriga o Memorial José Sarney, é o mais ambicioso e completo de todos os memoriais. Tem até espaço reservado para o seu mausoléu. Conta com uma biblioteca de 40 mil títulos, as agendas diárias de compromissos no Palácio do Planalto durante 5 anos de governo, 70 mil recortes de reportagens de jornais e revistas da época, todos os despachos do então presidente, os pronunciamentos televisivos e todos os presentes recebidos enquanto ele ocupava a Presidência.

Juscelino Kubitschek

O Memorial JK foi inaugurado em 1981 em Brasília. Além dos restos mortais do presidente, estão guardadas as condecorações recebidas, os croquis da construção de Brasília e até um tampo da carteira da escola onde ele estudou. Também se vêem a casaca e a faixa presidencial, a carteira de identidade, o passaporte e o anel de formatura em Medicina.

Tancredo Neves

O Memorial Tancredo Neves, em São João del Rey (MG), guarda documentos, fotos e objetos do ex-presidente. Há também a sua coleção de imagens de São Francisco. Na mesma cidade, outro local bastante procurado por turistas é o túmulo de Tancredo, que fica no cemitério da Igreja de São Francisco de Assis, construída em 1774.