Guerra do Vietnã

Aconteceu entre 1954 e 1974 no Sudeste asiático. Em 1941, os japoneses ocuparam todas as colônias e possessões européias na Ásia. No Vietnã, os japoneses contaram com a resistência de Ho Chi Minh, que organizou uma frente, de comunistas e nacionalistas, para lutar pela independência.

Logo após a derrota do Japão na Segunda Guerra, Ho Chi Minh tomou providências para que a França não voltasse a dominar o território. Travaram uma guerra de 1946 a 1954, vencida pelos homens de Minh.

Uma conferência internacional reconheceu, então, a independência do Laos, do Cambodja e dividiu o Vietnã em duas partes - a do Norte, de Ho Chi Minh, comunista, e a do Sul, que deveria ter se transformado numa república presidencialista, mas que acabou se tornando uma ditadura capitalista nas mãos de Ngo Dinh Diem. Na prática, não houve um intervalo de paz: os guerrilheiros do Vietcong, organização comunista que queria a união com o Norte, entraram em ação no Vietnã do Sul. Para barrar o avanço do comunismo, os Estados Unidos resolveram apoiar o governo sul-vietnamita e, consequentemente, o não avanço do comunismo. O presidente norte-americano da época, Gen. Eisenhower, justificou a guerra da seguinte maneira: "Se vocês porem uma série de peças de dominó em fila e empurrarem a primeira, logo acabará caindo até a última... se permitirmos que os comunistas conquistem o Vietnã corre-se o risco de se provocar uma reação em cadeia e todo os estados da Ásia Oriental tornar-se-ão comunistas um após o outro". Os norte-americanos acabaram derrotados.

A ocupação oficial dos EUA começou em 8 de março de 1964. Inicialmente o governo norte-americano enviou para o Vietnã 900 soldados. Mas a guerra se mostrou mais difícil do que aparentava e, já quase no final da disputa, haviam cerca de 540 mil soldados norte-americanos em batalha.

Vinte anos depois do fim da guerra, o governo do Vietnã apresentou seu balanço oficial das baixas: morreram 2 milhões de civis e 1 milhão de soldados norte-vietnamitas e guerrilheiros do sul. A guerra deixou também 2 milhões de inválidos e 300 mil desaparecidos. Para comparar: os Estados Unidos tiveram 57.939 mortos, 300 mil feridos e 1651 desaparecidos. O Vietnã se reunificou em 1976.

Curiosidade
Oliver Stone, diretor dos filmes Platoon e Nascido a 4 de Julho, recebeu duas condecorações por ferimentos sofridos nos quinze meses em que lutou na guerra do Vietnã, entre 1967 e 1968.