10 curiosidades sobre Patch Adams

1. O filme Patch Adams - O amor é contagioso é baseado na história real do médico Hunter "Patch" Adams. Ele próprio se define como um palhaço e embaixador da alegria. Defende a teoria de que, para a cura de doentes, deve existir mais contato humano entre pacientes e médicos. Quando cursava medicina, Patch foi muito criticado pelo seu método de aplicar o riso como forma de recuperação. Chegou a receber o conselho de que "lugar de palhaço é o circo".

2. Na adolescência, Patch Adams sentia-se desiludido com o mundo em que vivia, que valorizava o poder e a injustiça em detrimento do amor e da compaixão. Nos Estados Unidos dos anos 60, o racismo e a intolerância dominavam a sociedade. Por causa disso, o garoto tentou tirar a própria vida três vezes. Foi então internado em um hospital para doentes mentais.

3. Foi durante sua internação no manicômio que Patch Adams tomou duas importantes decisões: servir a humanidade por meio da Medicina e nunca mais ter um dia ruim.

4. Depois que se formou, Patch fundou o Gesundheit Institute, na Virginia (EUA), com um grupo de 20 colegas. O hospital, primeiro a unir completamente todas as formas de terapia, atendeu mais de 15 mil pacientes em seus primeiros 12 anos de história. O trabalho é tão interessante que há uma fila de milhares de profissionais da saúde esperando uma chance para trabalhar no instituto.

5. Patch Adams organiza de cinco a sete viagens de médicos-palhaços por ano. O grupo costuma agir em regiões pobres e atingidas por guerras.

6. O médico é casado Susan Parenti e tem dois filhos (Zag e Lars). Ele ainda sustenta outras 300 crianças órfãs pelo mundo.

7. Apesar de ganhar cerca de 1 milhão de dólares por ano, Patch Adams só usa o necessário para seu sustento básico. O restante é doado para a caridade. Ele não tem carro, casa própria ou qualquer tipo de seguro.

8. Patch Adams só usa roupas multicoloridas, pois isso ajuda a transmitir alegria a seus pacientes. Em seu guarda-roupa, não há uma única peça de uma cor só.

9. O médico faz 45 minutos de exercício em uma bicicleta ergométrica todas as manhãs. Ele usa o mesmo equipamento há mais de 50 anos.

10. Patch Adams tem uma biblioteca pessoal com 12 mil livros. Dois deles foram escritos por ele: “House Calls: how we can heal the world a visit at time” e “Gesundheit!: Good Health is a Laughter Matter ”.