Warning: current() [function.current]: Passed variable is not an array or object in /home/guiadoscur1/homolog.guiadoscuriosos.uol.com.br/public_html/curiosidades.php on line 53

Navegue pelo Guia dos Curiosos

Kurt Cobain

Kurt Cobain, criador e vocalista da banda Nirvana, era filho de um mecânico e uma secretária. O casal se separou quando o garoto tinha 7 anos.

O músico precisou tomar sedativos na infância para amenizar sua hiperatividade.

No primeiro álbum do Nirvana, "Bleach" (1989), seu nome saiu grafado de forma incorreta. Em vez de Kurt, foi escrito Kurdt.

Ele compôs a canção "Smells Like Teen Spirit", um dos maiores sucessos do grupo, depois que uma amiga escreveu em uma parede "Kurt smells like teen spirit" ("Kurt cheira a espírito juvenil"). O líder do Nirvana achou que a frase queria dizer apenas que ele seria capaz de promover uma rebelião juvenil. Na verdade, a garota achou que Kurt tinha o cheiro de um desodorante chamado "Teen Spirit".

Um guitarrista foi contratado especialmente para a primeira turnê do Nirvana, porque Cobain não conseguia tocar e cantar ao mesmo tempo.

Depois de ser muito pressionado, o compositor admitiu ter copiado a linha do baixo da música "Come As You Are" de uma canção do grupo pós-punk Killing Joke.

Ele possuía uma coleção de armas e adorava tirar fotos apontando-as para sua cabeça.

No Hollywood Rock de 1993, o vocalista do Nirvana causou polêmica ao se masturbar diante das câmeras.

Cobain e Courtney Love se casaram no Havaí em fevereiro de 1992. Os dois viviam envolvidos em escândalos com drogas.

Em 8 de abril de 1994, um eletricista encontrou o músico morto no porão de sua mansão. Fazia três dias que ele havia se suicidado com um tiro na cabeça. A perícia descobriu também uma grande dosagem de heroína no seu organismo.

Após a morte de Kurt, Courtney decidiu colocar a casa dos dois em Seattle à venda. Ela não aguentava mais as visitas de "fãs necrófilos que ficavam de plantão na rua", disse a reportagem da revista IstoÉ de junho de 1997.

A casa Christie’s decidiu em novembro de 2004 leiloar uma carta escrita pelo cantor após ter consumido o alucinógeno LSD. O texto, feito em 1991, era destinado a Courtney Love, esposa de Cobain, e descrevia a experiência. Na ocasião, o músico estava em Londres (Inglaterra) para fazer um show com sua banda, o Nirvana.

Em 13 de maio de 2005, o diretor Gus Van Sant lançou um filme inspirado nos últimos dias do cantor. "Os Últimos Dias de Kurt Cobain" foi lançado no Festival de Cannes.