10 curiosidades sobre George Harrison

1. Foi George Harrison quem ensinou Paul McCartney a tocar violão. Os dois passavam tardes na casa da família de George, na época com 14 anos, estudando o instrumento.

2. O interesse dos Beatles pela cultura indiana partiu de Harrison, que começou a tocar cítara e estudar filosofia hindu na década de 1960. Esse interesse lhe rendeu a alcunha de "Beatle Místico". George Harrison foi o primeiro músico a popularizar o instrumento, ao usá-lo para gravar "Norwegian Wood".

3. Em abril de 1973, o músico inaugurou uma fundação chamada "Material World Charitable Foundation" ("Fundação de Caridade Mundo Material"), por meio da qual fez doações a diversas obras de caridade.

4. George também se dedicou ao cinema. Na década de 1980, fundou a produtora "Hand Made Films", cujo catálogo inclui o filme "A Vida de Brian" (1979), com o grupo inglês de comediantes Monty Python, e "Shanghai Surprise" (1986), estrelado por Madonna e Sean Penn.

5. Em 2000, o guitarrista foi esfaqueado por um fã. As punhaladas atingiram um de seus pulmões, mas ele sobreviveu ao atentado.

6. Harrison teve câncer na garganta, no pulmão e no cérebro. Ele morreu no dia 29 de novembro de 2001, aos 58 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

7. O violão com o qual o músico aprendeu a tocar foi vendido em 2003 por 276 mil libras (cerca de 360 mil dólares) em um leilão em Londres, na Inglaterra. O pai de Harrison havia comprado o instrumento  por 3,5 libras (cerca 8,5 dólares).

8. O corte de cabelo de George Harrison ganhou um nome. No auge da Beatlemania, jornalistas perguntaram para o então integrante dos Beatles: "Como você define seu corte de cabelo"? E ele disse: "O nome do corte é Arthur". Depois, George Harrison assumiu que inventara o nome no momento da entrevista.

9. Antes de ser chamado para entrar na banda, George Harrison fez um curso técnico de aprendiz de eletricista. Seu pai esperava que os três filhos acabassem trabalhando juntos (os outros dois eram mecânico e cortador de grama).

10. George Harrison tocava, ao todo, 26 instumentos. São eles: violão, cítara, violão de quatro cordas, baixo, contrabaixo, violino, tamborim, guitarra ressonadora, swordmandel, tabla, órgão, piano, sintetizador analógico, gaita, harpa, glockenspiel, vibrafone, xilofone, claves, tambor africano, conga, tímpano, ukulele, mandolim, marimba e jal-tarang.