Fatos do dia

1227 - O líder mongol Gengis Khan, que conquistou um império que ia desde a China até o Mar de Aral, morreu aos 42 anos em decorrência de ferimentos provocados por uma queda de seu cavalo.

1919 - O Afeganistão recobrou sua independência depois da terceira guerra contra as forças britânicas, que tentavam submeter o país ao seu controle.

1928 - O Café Nice, que virou ponto de encontro de cantores e compositores, foi inaugurado na Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro.

1942 - Manifestações em cidades brasileiras exigiram que o presidente Getúlio Vargas entrasse na Segunda Guerra Mundial contra os países do eixo (Alemanha, Itália e Japão). No início da guerra, o presidente brasileiro manifestou-se favorável à política do ditador Hitler.

1958 - O romance Lolita, do russo Vladimir Nabokov, foi publicada em inglês. A obra relata a paixão de um homem de meia idade por uma menina de 12 anos.

1960 - Começou a ser vendido o primeiro anticoncepcional oral da história. A pílula Enovid 10 era fabricada pela Searle Drug Company.

1964 - A África do Sul foi proibida de participar da Olimpíada de Tóquio por causa do regime de segregação racial, o apartheid.

1989 - A prefeita Luíza Erundina, de São Paulo, liderou uma manifestação em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal, pelo repasse de verbas federais para obras do município.

1991 - Membros da linha-dura do Partido Comunista soviético iniciaram um golpe contra Mikhail Gorbachev, prendendo o líder em sua casa na Criméia.

2003 - O empresário José Nelson Schincariol, dono da cervejaria Schincariol, foi assassinado com três tiros na garagem de sua casa em Itu (SP). Ele tinha 60 anos.


Outras Datas


TV CURIOSO

O Guia dos Curiosos