Fatos do dia

1805 - A frota inglesa comandada pelo Almirante Nelson venceu a frota combinada franco-espanhola na Batalha de Trafalgar. Nelson morreu meia hora antes do fim do combate, que acabou com as esperanças de Napoleão de invadir a Inglaterra.

1879 - O americano Thomas Edison patenteou a lâmpada elétrica.

1903 - Os Estados Unidos venceram a disputa da fronteira entre o Alasca e o Canadá.

1905 - Uma greve geral começou na Rússia e durou onze dias. O motivo foi a crise econômica, que afetava o país desde a derrota na guerra russo-japonesa.

1944 - Trabalhadores e estudantes se organizaram para protestar na Guatemala. O movimento iniciou a derrubada da ditadura no país.

1947 - No início da Guerra Fria, o Brasil rompeu relações diplomáticas com a União Soviética, ficando ao lado dos Estados Unidos.

1950 - O exército chinês invadiu o Tibete e massacrou milhares de pessoas. No ano seguinte, um acordo fez o Tibete reconhecer a anexação em troca da continuidade do regime teocrático.

1959 - O projetista alemão Werner von Braun, criador do míssil V-2, começou a trabalhar na Nasa. Sua colaboração foi vital para o programa espacial americano.

1963 - O líder negro Nelson Mandela começou a ser julgado na África do Sul. Ele havia sido preso durante um protesto contra o apartheid, o regime de segregação racial.

1967 - Um protesto contra a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã reuniu 100 mil pessoas em Washington.

1971 - Esqueletos humanos e utensílios indígenas, com cerca de 1.500 a 2.000 anos, foram descobertos na cidade de Itajaí, em Santa Catarina.

1988 - Um júri federal de Nova York acusou o ditador Ferdinando Marcos, das Filipinas, e sua esposa Imelda, por corrupção.

1990 - Um acidente entre Ayrton Senna e Alain Prost na primeira curva do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 deu o bicampeonato ao piloto brasileiro.

1998 - O Santos conquistou seu primeiro título internacional após 35 anos: a taça Commebol.

2004 - A Polícia Federal prendeu o publicitário Duda Mendonça em uma rinha de galo no Rio de Janeiro (RJ), acusado de crime ambiental. Na época, Mendonça trabalhava como marqueteiro político do presidente Luís Inácio Lula da Silva.


Outras Datas


TV CURIOSO

O Guia dos Curiosos