Fatos do dia

1783 - Os irmãos Montgolfier lançaram o primeiro balão com criaturas vivas a bordo: uma ovelha, um galo e um pato.

1893 - A Nova Zelândia foi o primeiro país do mundo a permitir o voto às mulheres.

1956 - O presidente Juscelino Kubitschek foi autorizado pela Câmara dos Deputados a transferir a capital do Brasil do Rio de Janeiro para a Brasília. 

1959 - O líder soviético Nikita Kruschev, em visita aos EUA, ficou furioso ao saber que não poderia visitar a Disneylândia, na Califórnia, por motivos de segurança.

1960 - The Twist, de Chubby Checker, chegou ao topo das paradas de sucesso. Em 1962, a canção voltaria ao 1.º lugar, sendo a única até hoje a conseguir o feito.

1974 - O presidente do Instituto do Açúcar e do Álcool anunciou que 15% de álcool anidro deveriam ser adicionados à gasolina para economizar combustível.

1982 - O Parque Nacional de Sete Quedas, no Paraná, foi fechado. Ele seria inundado para construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

1985 - Um terremoto de 8,3 graus na escala Richter devastou a Cidade do México. 412 prédios da capital mexicana desabaram e mais de 3 mil ficaram danificados, causando um prejuízo de mais de 3 bilhões de dólares. O número de mortes nunca foi calculado com precisão: estima-se que entre 10 e 30 mil pessoas tenham perdido a vida no desastre.

1994 - Soldados americanos desembarcaram no Haiti para garantir a permanência do governo local.

2006 - O exército da Tailândia anuncia um golpe de estado contra o premiê Thaksin Shinawatra. O rei Bhumibol Adulyadej passa a ser o chefe de Estado

2017 - No mesmo dia em que 32 anos antes um terremoto havia vitimado mais de 10 mil mexicanos, o México voltou a sofrer um abalo sísmico de grande intensidade: o terremoto atingiu 7,1 graus na Escala Richter, deixando centenas de mortos, milhares de feridos e 45 prédios destruídos.


Outras Datas


TV CURIOSO

O Guia dos Curiosos