Fatos do dia

1898 - Foi fundado o Clube de Regatas Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. No início, o Vasco era apenas um clube de remo. O futebol foi incorporado ao clube em 1915.

1911 - O quadro Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, foi roubado do Museu do Louvre, em Paris. A pintura seria recuperada dois anos depois.

1917 - Os revolucionários comunistas prenderam o Czar Nicolau II, da Rússia, e toda a sua família. Ele seriam executados no ano seguinte.

1940 - O revolucionário comunista russo Leon Trotsky, aos 60 anos, foi assassinado no México por agentes de Josef Stalin, ex-companheiro e então ditador da União Soviética.

1959 - Depois de um plebiscito nas ilhas do Havaí, o território foi anexado aos Estados Unidos.

1963 - A prisão de Alcatraz, situada na baía de São Francisco, nos Estados Unidos, foi desativada. Entre seus presos mais conhecidos está o mafioso italiano Al Capone.

1968 - O Exército da União Soviética invadiu a Tchecoslováquia para conter uma manifestação contra a dominação russa no país. O movimento ficou conhecido como a Primavera de Praga.

1989 - Morreu, aos 44 anos, Raul Seixas, de uma pancreatite aguda. O roqueiro era alcoólatra.

1991 - Fracassou o golpe contra o presidente soviético, Mikhail Gorbachov. Ele voltou a Moscou e o presidente da Federação Russa, Boris Yeltsin, emergiu como uma liderança tão importante quanto Gorbachov.

1996 - Atletas brasileiros conquistaram 11 medalhas na Paraolimpíada de Atlanta. A Austrália saiu líder no torneio disputado por deficientes físicos.

1998 - O pregão da Bolsa de Valores de São Paulo foi interrompido por mais de uma hora depois de despencar 10%, queda impulsionada pela crise em Moscou.

2001 - Patrícia Abravanel, filha do empresário e apresentador Silvio Santos, foi seqüestrada na porta de casa. A libertação ocorreu uma semana depois.

2016 -  Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016.


Outras Datas


TV CURIOSO

O Guia dos Curiosos