Fatos do dia

1605 - Foi publicado pela primeira vez Dom Quixote, livro de Miguel de Cervantes. 

1920 - Estreou O garoto, primeiro longa-metragem do diretor e ator Charlie Chaplin, que ficou famoso com o personagem Carlitos.

1939 - Foi publicada a primeira tirinha do Super-Homem. 

1945 - Hitler se escondeu em seu bunker em Berlim, onde ficaria até se suicidar, 105 dias depois.

1957 - A casa noturna The Cavern Club, em Liverpool, na Inglaterra, foi inaugurada. Foi lá que os Beatles iniciaram sua carreira artística.

1970 - O coronel Muammar Kadafi tornou-se primeiro-ministro da Líbia. Ele liderou um golpe militar que derrubou a monarquia pró-Ocidente.

1973 - As forças de segurança brasileiras divulgaram a eliminação de duas células do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário no Rio de Janeiro. Seis integrantes do PCBR morreram.

1974 - A usina hidrelétrica de Ilha Solteira, em São Paulo, foi inaugurada pelo presidente Emílio Garrastazu Médici.

1979 - O xá Reza Pahlevi fugiu do Irã durante a Revolução Islâmica. Duas semanas depois o aiatolá Khomeini voltaria ao país aclamado pelo povo.

1980 - O ex-Beatle Paul McCartney foi preso em Tóquio, Japão, acusado de porte de maconha. Dez dias depois, foi solto e extraditado do país.

1984 - Por seu disco Thriller, o cantor Michael Jackson recebeu sete prêmios na American Music Awards.

1988 - A cantora americana Tina Turner reuniu 188 mil pessoas no Maracanã para o seu último show no Brasil. Foi o maior público da história em um show até aquele momento. 

1989 - Entrou em vigor o Cruzado Novo, moeda brasileira criada a partir do Plano Verão do Ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega. 

1991 - Aconteceu o primeiro ataque das forças de 28 países, liderados pelos Estados Unidos, contra o Iraque na Guerra do Golfo. O mundo assistia às imagens pela TV.

2017 - Morreu aos 82 anos o norte-americano Eugene Cernan. Último homem a andar na lua,  ele não teve as causas de sua morte reveladas.


Outras Datas


TV CURIOSO

O Guia dos Curiosos