Fatos do dia

1519 - O explorador português Ferdinand Magellan, velejando com bandeira espanhola, começou a primeira viagem ao redor do mundo.

1835 - Começou a Guerra de Farrapos.

1942 - Durante a Segunda Guerra Mundial, pressionada para adotar um nome "brasileiro", a Sociedade Esportiva Palestra Itália se tornou a Sociedade Esportiva Palmeiras.

1946 - Começou a primeira edição do Festival de Cannes, na Riviera Francesa. Mas a Palma de Ouro, o prêmio máximo do festival, só apareceu em 1959.

1958 - Martin Luther King, que lutou pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, foi ferido por uma mulher que sofria de problemas mentais. Ela o esfaqueou durante uma sessão de autógrafos de seu livro Caminhando para a liberdade: a história de Montgomery.

1963 - O presidente americano, John Kennedy, propôs aos soviéticos uma missão conjunta para a Lua. A proposta foi vista dos dois lados com surpresa e ceticismo.

1972 - Uma plantação de maconha foi encontrada na fazenda de Paul e Linda McCartney, na Escócia.

1977 - O Vietnã e o Djibuti tornaram-se membros da Organização das Nações Unidas.

1990 - As Alemanhas Ocidental e Oriental são reunificadas com a queda do Muro de Berlim.

1994 - Zezinho do Ouro, ex-informante da polícia, denunciou o envolvimento de delegados, investigadores e policiais com o crime organizado em São Paulo.

2003 - A ex-prefeita de São Paulo (SP) Marta Suplicy se casou com o empresário argentino Luis Favre. O casal trocou alianças na presença, entre outros, do presidente Lula e sua esposa, Marisa. Marta foi casada durante 39 anos com Eduardo Suplicy.

2005 - O ucraniano Simon Wiesenthal morreu aos 96 anos em Viena (Áustria). O sobrevivente de um campo de concentração foi o maior caçador de criminosos nazistas foragidos e chegou a criar uma rede mundial de investigações (Centro Simon Wiesenthal) para ajudá-lo na tarefa.

2015 -  Papa Francisco teve seu primeiro encontro com Fidel Castro; o pontífice visitou a casa do ex-ditador cubano em Havana. 


Outras Datas


TV CURIOSO

O Guia dos Curiosos