1. O idealizador do projeto do bondinho foi o engenheiro Augusto Ramos, em 1907. A Companhia caminho Aéreo Pão de Açúcar foi fundada em 1910 para a construção. Ela opera e administra os bondinhos até hoje. 

2. A obra de construção demorou dois anos. Os operários brasileiros tiveram que escalar a montanha com as peças, motores e cabos de aço levantados por um guincho.

3. O sistema usado na construção foi importado da Alemanha. 

4. Ele foi o primeiro meio de transporte do gênero a ser instalado no Brasil e o terceiro do mundo, embora seja o único totalmente transparente.

5. O bondinho foi inaugurado em 27 de outubro de 1912. Já transportou mais de 37 milhões de passageiros.

6. Liga a Praia Vermelha, o Morro da Urca e o Morro do Pão de Açúcar. O Morro da Urca, primeira parada do bondinho, tem 220 metros de altura, e o Pão de Açúcar, 396 metros.

7. Cada cabine do bondinho comporta 75 pessoas. Em alta temporada, o número de visitantes chega a 3 mil pessoas por dia.

8. Personalidades internacionais como Albert Einstein, o ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy, Sting e Brooke Shields já passearam no bondinho.

9. Já foi cenário para o filme de James Bond “007 Contra o Foguete da Morte” em 1979.

10. O trajeto dura 3 minutos e é percorrido em uma velocidade média de 6 m/s, no primeiro trecho, e 10 m/s, no restante.

11. Cada bondinho tem dois cabos de sustentação e um de tração.

12. Em 2002, o bondinho passou por uma reforma. Foram gastos 852 mil dólares na substituição dos oito cabos de aço e em melhorias como nova pintura, iluminação, equipamento de som e placas de sinalização. A restauração anterior foi feita 1972, quando as cabines de madeira foram substituídas por outras de metal.

13. Nunca houve acidentes com vítimas no bondinho. Em 1935, durante a Intentona Comunista, uma bala de canhão atingiu as estações, que tiveram de ser fechadas. Em 1951, um cabo de tração se rompeu com bonde cheio e as pessoas foram retiradas durante toda a noite. O último incidente ocorreu em 2000, quando um cabo de compensação não resistiu, e os passageiros tiveram de ser removidos de helicóptero. 

14. Existem 17 mil cabos instalados nas linhas do bondinho.