1. A primeira Maratona de Nova York aconteceu por iniciativa do atleta Fred Lebow, em 1970. Apenas 55 dos 127 participantes completaram o percurso, que consistia em dar quatro voltas no Central Park. Cada um pagou 1 dólar para participar da competição. O prêmio para os 10 primeiros colocados foi um relógio de pulso, comprado pelo próprio Lebow. Em 2011, o vencedor levou 700 mil dólares.

2. A disputa acontece no primeiro domingo do mês de novembro. A largada é dada com um tiro de canhão disparado do forte Wadsworth. O evento reúne 50 mil corredores de mais de 120 países.

3. Em 1971, as mulheres estrearam na Maratona de Nova York; apenas cinco participaram. Em 1972, seis mulheres participantes sentaram no chão em protesto contra o Sindicato dos Atletas Amadores, que indicava que mulheres deveriam iniciar a prova 10 minutos antes dos homens.

4. Rosie Cruz, campeã da disputa feminina em 1979, fez parte do percurso de metrô. Ela acabou desclassificada.

5. Um competidor morreu de ataque cardíaco na Maratona de 1984. Fazia 26°C no dia, uma temperatura considerada alta para os padrões nova-iorquinos. Para combater o calor, foram distribuídos quase 2 milhões de copos d’água em 30 postos durante o percurso.

6. Uma cerimônia de casamento aconteceu durante a Maratona de 1994. A noiva foi mais rápida, e chegou antes do noivo.

7. Também em 1994, o mexicano German Silva estava vencendo a prova quando, a um quilômetro do fim, errou o percurso e foi ultrapassado pelo compatriota Benjamin Paredes. Alertado pelo público, German conseguiu retomar o caminho, alcançar o adversário, e vencer a maratona por 2 segundos de diferença.

8. Atletas de cadeiras de rodas puderam participar em larga escala de 2005 em diante. Isso fez com que a Maratona de Nova York se tornasse a maior competição do gênero no mundo.

9. A Maratona de Nova York é a corrida que mais atrai torcedores no mundo. O regulamento da competição sugere que o corredor não use fones de ouvido durante a prova, para que ele aproveite o som feito pelo público, que é uma das marcas registradas da prova.

10. Até 2011, 62% dos corredores da maratona eram homens, contra 38% de mulheres. A faixa etária média variava dos 40 aos 49 anos.

Livro traz curiosidades sobre esportes.