1. O termo Bollywood nasceu nos anos 70. Na década de 30, os filmes feitos pela empresa indiana Calcutta’s Tollygunge Studios, de Calcutá, eram chamados de “Tollywood”. Transpondo a brincadeira, o “B”, de Bollywood, faz referência à antiga cidade de Bombaim, atual Mumbai, o principal polo produtor de cinema na Índia. Outros apelidos baseados em nomes de cidades surgiram para designar o cinema indiano, como “Mollywood” (Madras), Lollywood (Lahore) e Kollywood (Karachi), mas nenhum deles pegou.

2. O cinema chegou à Índia sete meses depois de sua invenção, em 1895, pelos irmãos Lumière. Tudo aconteceu por acaso, durante uma passagem de Maurice Sestier, empresário dos Lumière, pelo país. A novidade fez sucesso imediatamente.

3. A Universal foi o primeiro estúdio de Hollywood a estabelecer uma agência em território indiano, em 1916.

4. Segundo dados oficiais, anualmente são feitos de 800 a 1.000 filmes por Bollywood. Entretanto, alguns especialistas afirmam que o número real pode chegar a 2.400 filmes por ano, contabilizando os feitos em cidades pequenas e vilarejos, e os que não entram em dados oficiais, fugindo da censura.

5. De todos os filmes vistos no mundo, 5% são produzidos por Bollywood. Grande parte desse sucesso acontece graças ao próprio público indiano, que lota as salas de cinema com ingressos que custam, em média, 20 centavos de reais. São vendidos 3 bilhões de ingressos por ano para os filmes indianos.

Livro reúne as maiores gafes do cinema mundial

6. Os filmes hollywoodianos são apenas 10% dos assistidos na Índia — o índice mais baixo de todo o mundo.

7. Importantes livros hindus já serviram como roteiro para Bollywood. É o caso de “Ramáiana”, um épico de 24 mil versos, e “Mahabharata”, que tem 74 mil versos e é considerado o maior volume de texto em uma única obra.

8. Os indianos pobres assistem de 25 a 30 filmes por ano. Os ricos, por outro lado, veem de 4 a 7.

9. A produção cinematográfica da Nigéria, que vem aumentando a cada ano, ganhou um apelido semelhante ao da produção indiana: “Nollywood”.

10. A maior bilheteria mundial de um filme de Bollywood foi pela produção “Três Idiotas”, de 2009. Faturou cerca de 80 milhões de dólares.