1. Leões imobilizam suas fêmeas mordendo suas nucas, às vezes até sangrar. Um acasalamento leonino é uma longa sucessão de pequenas cópulas, que duram de 6 a 68 segundos. Em média, um leão acasala 50 vezes num dia. Não é à toa que ele é chamado de “rei dos animais”!

2. A exemplo do leão, a cópula do chimpanzé também costuma ser bastante rápida. Em média, ela dura 13 segundos. Por causa de seu tamanho, as baleias não levam mais de 30 segundos. A cópula de animais como o cachorro e o rinoceronte, no entanto, dura até uma hora.

3. Cada elefante fêmea fica no cio por poucos dias. As que estão prontas para a reprodução ficam longe umas das outras. Por isso, o macho que conseguir caminhar por mais tempo acha um número maior de fêmeas no cio.

4. Os cavalos juntam os focinhos para mostrar afeição, enquanto os elefantes cruzam as trombas. As girafas esfregam seus pescoços quando estão apaixonadas. Os cafunés e as catações de piolho entre macacos não têm qualquer conotação amorosa. Servem apenas para manter a coesão social do bando.

5. Algum tempo antes do acasalamento, a guepardo fêmea emite sons para chamar os machos. Seu cheiro também muda. Quando eles se aproximam dela, são recebidos com patadas. A fêmea faz isso para ter certeza de que o escolhido será forte e corajoso.

6. O canguru é o único animal com capacidade de produzir dois tipos diferentes de leite (um para quando o filhote ainda está dentro da bolsa, e um para quando ele sai da bolsa).

7. O coala tem aquele jeitinho de bichinho dócil, mas quando vai acasalar, o macho monta na fêmea, morde o pescoço dela e tudo termina em apenas 2 minutos.

8. A fêmea do tanreque, uma espécie de porco-espinho que habita a ilha de Madagascar, na África, tem entre 22 e 24 mamilos.

9. Quando entra no cio, uma chimpanzé tem de 500 a mil relações sexuais, com uma infinidade de machos (pré-selecionados entre os melhores). Uma ovelha chega a copular 170 vezes em cada período de cio, também com carneiros diferentes. 

10. A cachorra tem o primeiro cio aos seis meses, e daí para a frente duas vezes por ano. A gata só fica pronta para procriar entre os três meses e os nove meses. O macho fica adulto a partir dos sete meses. O período de cio dura mais ou menos 15 dias e ocorre, em média, uma vez por ano.