É uma daquelas ideias malucas que nos fazem rir bastante. Afinal, quem nunca cruzou com uma Mônica deformada em um dos muros da cidade? As publicitárias mineiras Bárbara Monteiro, 25 anos, e  Thaís Choucair, 23, fotografaram algumas delas e resolveram fazer disso uma página bem humorada no Facebook. Em apenas cinco dias, a Mônicas Deformadas em Muros de Escolinhas ganhou 20 mil fãs. Até agora, a dupla publicou apenas oito fotos, mas já soma cerca de 10 mil curtidas. “Não imaginávamos que a página ia extrapolar nosso círculo social de amigos, nunca tivemos nenhum objetivo comercial”, afirma Bárbara. 
A brincadeira deu tão cero que as duas amigas começaram a receber contribuições de seguidores. “A exemplo de outras comunidades, a construção do conteúdo é coletiva”, esclarece Bárbara. “Acreditamos que o envolvimento se dá por causa disso”. Cada imagem tem uma descrição diferente “na voz de Mônica”, que brinca com sua própria deformação e com a falta de sentido na cena em que a personagem se encontra. Elas já receberam até imagem de uma Mônica Deformada que apareceu num Pokéstop.
mônica deformada
Thaís e Bárbara cursam mestrado em Comunicação na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e estão fazendo da ideia um material de estudo. “É muito legal acompanhar um crescimento tão rápido e perceber como a Turma da Mônica faz parte do imaginário popular do brasileiro”, vibra Thaís. “Uma das coisas mais interessantes que estamos percebendo é que a viralização e o engajamento nos posts está relacionado à colaboratividade e não apenas entre a página e os seguidores, mas também ao diálogo com elementos do mundo virtual, a linguagem debochada e aos memes”.
O blog aguarda agora a criação página “Mickey e Minie Deformados em Muros de Bufês Infantis”.