A Família Real Britânica pode já ter quebrado algumas de suas tradições mais formais: Kate Middleton casou-se sem pertencer à realeza, e a futura mulher do Príncipe Harry, Meghan Markle, é ainda mais plebeia. Não é mais necessário que todos tenham sido protestantes durante a vida, e o nascimento do terceiro filho da Duquesa de Cambridge não alterou o status da Princesa Charlotte na linha de sucessão. No entanto, algumas regras de etiquetas bem curiosas foram mantidas. O Blog do Curioso separou algumas delas:

1. A forma de segurar o chá
Até o maior clichê britânico tem regras especiais. Membros da realeza devem segurar a parte superior da alça da xícara com o indicador e o polegar, enquanto o dedo médio se posiciona na parte de baixo, como suporte. As mulheres também devem se certificar de sempre encostar a boca na mesma parte da xícara, de modo a deixar a marca de batom em apenas um lugar.

Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge, demonstra o jeito certo de segurar a xícara

2. Roupas de emergência
Fazer uma mala de viagem também é bem diferente quando você pertence à realeza. Devido à necessidade do luto público e da imprevisibilidade da morte, todos os membros da Família Real devem levar uma muda de peças de roupas pretas, caso de precisarem retornar à Inglaterra depois do falecimento de um parente.

3. Frutos do mar
Em teoria, a Família Real é proibida de consumir frutos do mar, além de carne crua e água não engarrafada. As restrições se devem ao alto potencial de contaminação de todos esses itens e visam proteger a vida de seus membros.

4. Não podem votar ou falar sobre política
Devido ao seu papel “neutro”, os membros da Família Real não podem participar de eleições ou expressar opiniões políticas publicamente.

5. A Rainha pode dirigir sem a carteira de habilitação
A Rainha Elizabeth é a única cidadã britânica que pode dirigir sem conduzir a carteira de habilitação. Aos 91 anos e com motoristas ao seu dispor, ela ainda gosta muito de estar ao volante. Aproveita situações não oficiais para fazê-lo. Seu tipo favorito de automóvel são as Range Rovers.

Elizabeth II é a única cidadã britânica que tem permissão para dirigir sem a carteira de habilitação

6. Ela também define quando as pessoas se levantam e quando param de comer
É bom ficar de olho na Rainha: espera-se que todos os nobres se levantem e se sentem assim que ela o fizer. Além disso, uma vez que ela acabou a sua refeição, ninguém mais deve comer. Sua bolsa também é outro bom sinal de que algo precisa chegar ao fim — um jantar acaba quando ela é colocada em cima da mesa, e a regente também a troca de mão para indicar que uma conversa deve ser cortada.

7. Mulheres devem usar chapéus em ocasiões especiais e tiaras depois das 18h
Chapéus são parte essencial da vestimenta social feminina: quanto mais elaborado, melhor. Se a solenidade acontece depois das 18h, espera-se que as mulheres — somente as casadas! — troquem o adereço por uma tiara, que deve ser colocada em uma angulação de 45 graus.

8. Ninguém pode sair da conversa antes da Rainha
Não existem muitas regras para iniciar uma conversa com a soberana do Reino Unido, mas o protocolo para terminá-la é específico: só Elizabeth II pode dar às costas à conversa.

9. Dois herdeiros não podem viajar juntos
Apesar de o Príncipe William quebrar essa regra rotineiramente, levando filhos em viagens, dois herdeiros ao trono não costumam viajar juntos. Mesmo que eles estejam a caminho do mesmo destino. O protocolo real define que eles não podem estar na mesma aeronave. É uma medida que pretende evitar que dois futuros reis sejam perdidos de uma só vez.

10. Selfies e autógrafos
A realeza é o tipo mais antigo de celebridade, mas suas interações com o público são mais restritas do que o padrão hollywoodiano, não permitindo coisas básicas como autógrafos e selfies.

11. Aceitam presentes de todos…
Selfies e autógrafos estão fora de questão, mas fãs ainda podem presentear a Família Real. O destino dos mimos é desconhecido, mas as regras de etiqueta determinam que a realeza deve aceitar graciosamente tudo que lhes é dado. Os objetos recebidos são catalogados. Em 2015, a revista Time listou alguns dos mais bizarros já recebidos: uma miniatura do Trono de Ferro, do seriado “Game of Thrones” (dado à Rainha), uma tese de Ph.D. (entregue ao Príncipe Charles), 12 caixas de manga, e um CD da banda inglesa Arctic Monkeys (para Príncipe Andrew).

12. … Mas a situação é diferente no caso de comes e bebes
A Família Real pode até levar para casa os quitutes que ganha de presente, mas não tem permissão para consumi-los por motivos óbvios.

13. Existe um gabinete só para organizar a mesa
Pensa que dar um jantar com dezenas de convidados é fácil? A mesa deve ser organizada em ordem de precedência — de acordo com a importância do título —, e outros fatores, como língua, idade e interesses. É uma tarefa com tantas variáveis que existe um departamento exclusivamente dedicado a isso.

O lugar dos convidados é definido de acordo com título, idioma e gostos em comum

14. Mulheres devem andar com os queixos paralelos ao chão
A postura das mulheres da realeza é importante ao ponto de existir uma forma específica de descer as escadas. O movimento deve ser feito sempre mantendo o queixo paralelo ao chão, geralmente com a ajuda de uma dama para evitar tropeções. Caso seja necessário utilizar um corrimão, recomenda-se que a mão percorra a estrutura sem segurá-la.

15. Não podem ser pagos para trabalhar
Os membros da realeza são um tipo peculiar de servidor público, que deve ser sustentado exclusivamente por meio de sua fortuna e de uma parcela dos impostos pagos ao Estado inglês. Por causa disso, é ilegal que eles recebam dinheiro para trabalhar, ainda que possam ter ocupações paralelas ao seu cargo.

  • Share/Bookmark