A icônica marca de guitarras Gibson, com 124 anos de vida, está com sérios problemas financeiros. Uma dívida de 375 milhões de dólares que deve ser paga até julho e a saída de seu diretor financeiro deixaram os fãs da empresa de Nashville preocupados. Ao que tudo indica, os problemas são mais uma questão de má administração do que de sucesso de vendas: o faturamento anual da Gibson continua acima de 1 bilhão de dólares. Só que ela e sua grande concorrente, Fender, enfrentam uma queda na procura de guitarras elétricas. O comprometimento das finanças levou o CEO da Gibson, Henry Juszkiewicz, a declarar que repensará os produtos e focará nos segmentos mais lucrativos em detrimento daqueles incapazes de gerar lucro suficiente.

Um exemplar da Gibson Les Paul

Apesar de ter definitivamente se consolidado no campo das guitarras (acústicas e elétricas), o instrumento que deu início à marca foi um bandolim extraordinariamente resistente patenteado por seu criador, Orville Gibson. Foi durante a gestão de Ted McCarty, presidente entre 1950 e 1966, que a marca realizou as suas maiores inovações, a maior delas sendo o desenvolvimento de seu modelo mais famoso, a Les Paul.


Les Paul e Slash tocam juntos em 2001

A guitarra foi projetada pelo músico Lester William Polsfuss, conhecido como Les Paul, um célebre guitarrista dos anos 1950 e pioneiro em tecnologia musical. Lester é a única pessoa presente tanto no Hall da Fama do Rock and Roll quanto no Hall de Inventores, um exemplo perfeito de como música é talento, ciência e engenharia ao mesmo tempo.

Confira dez famosos guitarristas que usaram Gibsons em seu caminho à grandeza:

1. Bob Marley

O artista símbolo do reggae era tão apegado à sua Les Paul Special que chegou a circular um rumor de que ele estaria enterrado com ela. Mas a verdade é que a guitarra se encontra no museu dedicado ao artista em Kingston, na Jamaica.

2. Joan Jett


Jett foi a primeira mulher a desenvolver um modelo signature (uma réplica perfeita de sua guitarra habitual, uma Les Paul Melody Maker customizada) para comercialização.

3. Eric Clapton


Considerado um dos guitarristas mais importantes de todos os tempos, Clapton possui uma extensa coleção de Les Paul e é tido como o grande responsável pela popularização dos modelos do começo dos anos 1960. Sua segunda guitarra foi leiloada por 750 mil dólares, estabelecendo o preço recorde de leilão para uma Gibson. Outra guitarra de sua coleção, um modelo customizado de 1957, foi dada de presente a George Harrison, dos Beatles.

4. Bob Dylan


Praticamente todos os seus violões são Gibson, assim como boa parte de suas guitarras. Em 2013, um de seus violões ganhou uma réplica oficial como modelo da linha de colecionador da marca.

5. Jimi Hendrix


Apesar de ter ficado conhecido por sua associação à rival, Fender — sua guitarra mais icônica era uma Stratocaster branca —, “o maior guitarrista de todos os tempos” usou diversas Les Paul durante a curta carreira. A sua Flying V tinha uma estampa floral pintada à mão por ele mesmo e foi replicada pela marca em 2008.

6. Paul McCartney


O baixista dos Beatles também toca guitarra, e tem um modelo de 1960 como sua principal guitarra de palco. Tanto ela quanto a outra que possui, uma Goldtop de 1957, são raríssimas e praticamente únicas: a primeira é um dos três exemplares conhecidos, e a segunda é uma das únicas já produzidas para canhotos.

7. Slash


O guitarrista cabeludo dos Guns N’ Roses é quase sempre visto com uma de suas (muitas) Les Paul em mãos e possui um total de três guitarras signature produzidas pela marca.

8. Jimmy Page


Page usa diversos modelos acústicos e elétricos da marca. Sua principal guitarra, uma Les Paul 1959, foi apelidada por ele de “Number One” e descrita pelo mesmo como “sua esposa e amante”. A guitarra de dois braços que ele usa em performances de grandes músicas do Led Zeppelin, como “The Rain Song” e “Stairway to Heaven”, também é uma Gibson.

9. B.B. King


King ensina suas técnicas em sua Lucille.

Para além de uma extensa discografia, o maior legado de King foi o desenvolvimento de um estilo original e marcante de solos que envolvia técnicas de “string bending” (nome dado ao ato de segurar algumas cordas com um só dedo, aplicando força perpendicular, para deixar uma nota mais aguda) e vibrato. Toda essa inovação foi feita com o uso de guitarras Les Paul, em especial o modelo signature do guitarrista, uma ES-355 carinhosamente apelidada de “Lucille”.

10. Keith Richards


O guitarrista dos Rolling Stones não apenas utilizou diversos modelos da marca ao longo de sua carreira como é considerado a primeira grande celebridade a possuir uma Les Paul no Reino Unido.

  • Share/Bookmark