Os especialistas costumam dizer que uma boa viagem depende de um bom planejamento. Uma agência de viagens fundada na Holanda em 2014 acha justamente o contrário: sair de casa vale muito mais a pena quando o destino é surpreendente. E leva esse pensamento às últimas consequências: quem quiser viajar com a srps.me precisa se preparar para só saber onde irá desembarcar no aeroporto.

Funciona assim: primeiro o viajante escolhe a duração da viagem e o período no qual pretende realizá-la. Podem ser de três a cinco dias no chamado “city break” ou de sete a 49 dias nos pacotes “backpacking”. Depois, ele determina uma faixa de preço e seleciona três lugares para os quais não gostaria de ir. A partir daí a equipe de consultores da agência seleciona o destino, as passagens e as acomodações dentro da faixa de preço estabelecida e excluindo locais com o perfil próximo aos apontados pelo cliente como destinos indesejáveis. Segundo a agência, são escolhidos apenas hotéis com boas avaliações dos visitantes.

Agência holandesa mantém destino da viagem em segredo

A viagem oculta oferece ao freguês um cadastro no site da companhia onde ele pode acompanhar uma contagem regressiva para o embarque no aeroporto. Faltando sete dias para a viagem, a srps.me informa as condições climáticas do local escolhido. Dessa forma, é possível preparar as malas de acordo com o clima. Dois dias antes do voo, o viajante recebe um código. Será este código que, ao entrar em contato com o cartão especial de embarque, irá revelar, já no aeroporto, o destino.

Os pacotes mais baratos – de três dias no sistema “city break” – custam 160 euros (600 reais). É possível ainda escolher pacotes do sistema “backpacking” apenas com passagem de ida. Outras opções possíveis de determinar previamente são a estada em um hotel ou em um hostel e também se o destino será a Europa ou outro continente. É possível partir de dois aeroportos diferentes na Holanda, um na Bélgica, quatro na Inglaterra, um na Escócia e um na Irlanda. É permitido também trocar de hotel após a primeira noite, mas neste caso o cliente deverá fazer isso por conta própria. Detalhe importante: viagens domésticas, ou seja, dentro do mesmo país, estão descartadas.

Contagem regressiva: site informa condições climáticas uma semana antes da viagem

Em texto publicado no The Guardian, a inglesa Liz Boulter relatou sua experiência. Segundo Boulter, o seu cadastro no site lhe permitiu acompanhar algumas dicas antes de descobrir, no aeroporto, o destino: Porto, em Portugal. “Eu estava intrigada. Para mim é difícil não planejar exaustivamente as férias, não passar horas no Google Maps ou no Booking… Será que eu conseguiria me tornar uma viajante mais despreocupada?”, escreveu ela. “Em 48 horas fiz uma viagem completamente inesperada”, contou Sadie Whitelocks ao Daily Mail. Ele, no entanto, não deu tanta sorte assim: foi parar em Zurique, na Suíça, cidade que já conhecia.

A ideia da agência surgiu de maneira bastante repentina. O holandês Stefan Wobben estava em Barcelona em uma viagem profissional quando percebeu que não tinha planos para o fim de semana. Resolveu ligar para um amigo e pediu para que ele escolhesse o seu destino. Foi assim que Wobben conheceu Marrakech, no Marrocos. Resolveu que ali poderia estar uma boa oportunidade de negócio. O designer se uniu aos amigos Raymond Klompsma e Marcel Hagedoorn para dar início à ideia.

“Você vai para qualquer lugar para o qual você pretenda ir” é o slogan do srps.me

“Fizemos isso para transformar as viagens em algo divertido e para encorajar as pessoas a abraçar o desconhecido”, explicou Raymond Klompsma ao site Lonely Planet. No manifesto divulgado no site, a sprs.me alega que pretende acabar com aquelas viagens repetidas de todo feriado. “Queria viajar no feriado, mas não estava disposto a ficar pesquisando destinos, passagens, hotéis… Um parente me sugeriu a srps.me e eu resolvi investigar”, contou Conor Riches, um dos primeiros a acreditar no projeto, também ao Lonely Planet.

Atualização em 23/10/2017: No Brasil, a agência Instaviagem aposta também  nesse modelo de negócio.

  • Share/Bookmark