Um dos truques de mágica mais famosos de todos os tempos está completando hoje 110 anos. No dia 26 de agosto de 1907, Harry Houdini foi o primeiro ilusionista a se livrar de algemas, mesmo estando dentro de um tanque cheio de água. O feito se tornou um dos maiores da carreira de sucesso deste que é um dos mágicos mais renomados da história. Já mágico famoso, se tornou ainda mais reconhecido graças ao truque que descobriu por acaso ainda antes de ser profissional, quando precisou abrir um par de algemas cuja chave um policial havia perdido.

Nascido em Budapeste, que em 1874 ainda pertencia ao Império Austro-Húngaro, Houdini migrou com sua família para os Estados Unidos com três anos de idade e lá ficou até morrer, em 1926. Mais ligado aos Estados Unidos que à pátria-mãe (tanto que ainda criança se naturalizou norte-americano), Houdini é uma personagem bastante célebre para os húngaros. Uma das evidências disso está na própria cidade de Budapeste. Perto do Castelo de Buda, está um velho casarão do Século XIX, que hoje se transformou em “The House of Houdini”.

Houdini havia sido proprietário da casa e sua esposa morou lá por um tempo após sua morte. Hoje, ela serve como um museu que abriga objetos usados em seus shows na Europa e que ajudam a contar um pouco de sua história. É uma proposta muito semelhante à do Houdini Museum, que fica na cidade de Scraton, na Pensilvânia, Estados Unidos. A Pensilvânia era um estado onde o mágico se apresentava frequentemente e onde estava baseada parte de sua família. Hoje, é lá que está o museu em sua homenagem e onde estão várias de suas roupas, objetos, documentos e registros históricos.

  • Share/Bookmark