Preocupadas com a segurança de seus passageiros, as companhias aéreas possuem a difícil missão de conseguir prender a atenção na hora de exibir os vídeos com as instruções para ocasiões de emergência. Aqueles vídeos institucionais chatos e repetitivos, solenemente ignorados por boa parte dos viajantes, são coisa do passado. De alguns anos para cá, as companhias passaram a produzir vídeos criativos e bem produzidos para transmitir essa mensagem. Em alguns casos dá tão certo que eles acabam viralizando e sendo assistidos até por quem nunca entrou em um avião. Selecionamos 10 exemplos de como os vídeos de segurança podem ser funcionais e também divertidos.

1. British Airlines

Esse é o caso mais recente (o vídeo foi lançado no dia 20 de julho). A campanha da British brinca com a própria chatice dos vídeos de segurança ao mostrar um diretor empolgado em uma bateria de testes para a gravação do vídeo. Ele analisa até o tom de voz com o qual os atores passam as instruções. A campanha conta com a participação de artistas famosos, como Rowan Atkinson, o “Mr. Bean”, Ian McKellen (o Gandalf de “Senhor dos Anéis”) e o chef Gordon Rawsey, estrela do reality “Hell’s Kitchen”. Além disso, o vídeo promove uma campanha em favor de crianças carentes.

2. Air New Zeland

Também em julho desse ano, a Air New Zeland lançou o seu novo vídeo estrelado por Katie Holmes e Cuba Gooding Jr. Eles interpretam deuses na campanha chamada “Uma Fantástica Jornada”. Os dois estão decidindo os nomes dos países (com direito a um trocadilho quando o ator se empolga ao batizar uma ilha como “Cuba”) e avistam “o lugar mais lindo que já criaram” – a Nova Zelândia. Começa aí uma sequência de paisagens exuberantes do país intercaladas pelos avisos de segurança – às vezes interpretadas pelos atores famosos e tendo como pano de fundo algumas das praias e montanhas neozelandesas.

3. TAP

A companhia portuguesa TAP foi reconhecida internacionalmente pelo vídeo de segurança lançado em março deste ano. No ano passado, a empresa acertou em cheio ao colocar atletas portugueses que viriam aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro para passar os avisos. Desta vez, a ideia foi fazer uma viagem no tempo e voltar a 1945, ano em que a companhia começou a operar. O mote da campanha foi comparar a trajetória da empresa com um voo: as instruções são dadas de dentro de uma aeronave da época. O vídeo ficou em segundo lugar na categoria “Companhias de Turismo” no Festival Internacional de Istambul, na Turquia.

4. LATAM

No Brasil, os vídeos divertidos e criativos ainda não estão em moda entre as companhias aéreas. Quem mais chegou perto disso até agora foi a LATAM, que neste ano lançou um vídeo de segurança que reproduz em estúdio alguns cenários que remetem à América Latina, como uma montanha nevada, ruínas de civilizações antigas, praias e florestas tropicais.

5. Turkish Airlines

A companhia aérea turca recorreu no ano passado ao cineasta febre nas redes sociais, Zach King, para alertar os seus passageiros para as instruções. Com a ajuda de efeitos especiais, King “faz mágica” para cumprir os pedidos feitos pela narradora do vídeo.

6. American Airlines

Se não faz ninguém morrer de rir, o vídeo da American Airlines prende a atenção pela excelente produção. Dinâmico, ele mostra um avião sendo montado em um set de filmagem enquanto uma das tripulantes mostra as instruções. Os cortes de cena ágeis ajudam a transmitir a mensagem do vídeo.

7. Pegasus Airlines

Em 2016, a companhia turca Pegasus Airlines embarcou na onda de mais um filme da série “Os vingadores” e apelou para alguns dos personagens mais famosos do cinema para prender a atenção dos passageiros. No vídeo, uma tripulante vestida como Viúva Negra chama a atenção de um garoto vestido como Thor para as instruções que são passadas por, entre outros, Capitão América, Homem de Ferro, Doutor Estranho, Odin e Loki.

8. KLM

A companhia aérea real holandesa é uma referência mundial em segurança. Em novembro de 2015, os voos internacionais da empresa passaram a contar com um vídeo feito a partir de uma animação stop motion. Foram cerca de 1 mil desenhos em azulejos de porcelana delftware, comuns na Holanda e usados, por exemplo, nos talheres e pratos nos quais são servidas as refeições da primeira classe.

9. Air France

Se Paris é a capital da moda, nada melhor do que transformar as instruções de segurança da Air France em um desfile de uma grife francesa. A peça estreou em 2015 e fez sucesso pelo bom humor. Com uma trilha que remete de fato aos desfiles de moda, as instruções são passadas em francês e em inglês com frases como “ela vai marcar elegantemente sua cintura” e “um voo sem fumantes é simplesmente chique”.

10. Delta Airlines

A Delta Airlines investe frequentemente em campanhas divertidas para os vídeos com instruções para situações de emergência. Já explorou o mundo nerd, as grandes produções dos anos 1980 e de alguns sucessos do YouTube para atrair a atenção dos passageiros. Em 2015, a empresa fez praticamente uma curadoria de memes para informar os clientes quanto aos procedimentos de segurança.

 

  • Share/Bookmark