Hoje, 25 de maio de 2017, é um dia mais do que especial para os 12 mil membros do Conselho Jedi São Paulo, um dos principais fãs-clubes do Brasil da série de filmes Star Wars (no filme, jedis são os cavaleiros poderosos que estão do lado bom da Força). O dia em que a estreia mundial do Episódio IV (o primeiro a ser gravado) completa 40 anos será festejado em vários pontos da cidade, como a luderia Ludus, na Bela Vista, e a casa de realidade virtual Pixel, no Tatuapé. “Por ser um dia de semana fica mais difícil atrair um grande público, mas em nosso próximo encontro certamente falaremos muito dessa data”, promete Marcelo Fachin, presidente do CJSP.

Fã brasileiro homenageia Darth Vader e batiza o filho de “Anakin”

Os encontros a que ele se refere são realizados a cada dois ou três meses em livrarias ou restaurantes que se disponham a abrigar a conversa dos conselheiros. No último deles, em 30 de abril num bar no bairro dos Jardins, celebrou-se os 18 anos do Conselho Jedi São Paulo, completados no dia seguinte. “De certa forma, Star Wars virou apenas uma desculpa para nos reunirmos”, confessa Fachin. Dentro desses 12 mil fãs existem todo tipo de nerd: aqueles que gostam mais de histórias em quadrinhos, os que são fascinados pelos games e os que não deixam de se encantar pelas produções cinematográficas. Dessa forma, seja em pequenos ou grandes números, o assunto nunca se esgota.

Festa de 18 anos do Conselho Jedi São Paulo foi realizada em um bar nos Jardins

Fachin, 45 anos, é analista de licitações e assumiu a presidência do CJSP em 2001, um ano depois de se tornar vice-presidente por causa de uma cisão no grupo. Membro desde o ano da fundação, em 1999, a história dele com o filme não é muito diferente da de tantos outros fãs: “Sempre gostei muito de ficção científica. Me lembro que assisti ao filme pela primeira vez na televisão, na sessão que marcou a inauguração da TV Manchete (1983) e virei fã. Entrei para o Conselho como quem entra em um fã-clube normal”, narra. Ele garante que o grupo continua grande e resiste bem ao tempo. Um bom exemplo é a Jedicon, o ápice da “temporada jedi”, que reúne os conselhos de todo o país. “Em 1999, quando praticamente não havia internet, levamos 700 pessoas para participar da Jedicon. Atualmente reunimos 4 mil”, exemplifica. A próxima está marcada para o dia 10 de junho, em Palmas. Ainda este ano, o Rio de Janeiro receberá uma nos dias 8 e 9 de julho e São Paulo será a sede do evento no dia 21 de outubro.

Itens da saga Star Wars são exibidos em encontro CJSP

Ao longo desses 18 anos, ele diz já ter visto loucuras de todo tipo: “É o caso de colecionadores que gastam o que têm e o que não têm para conseguir alguns objetos”, diz Fachin. “Uma vez tivemos também uma fã que veio para um encontro e customizou todo o seu carro como se fosse o do Darth Vader”.

  • Share/Bookmark