A Little Damage Ice Cream Shop, na Califórnia, resolveu fugir do óbvio na confecção dos seus sorvetes. Não apenas no sabor, que costuma receber variações aos montes, mas na cor: o sorvete de amêndoa-encarvoada é todo preto. A ideia fez sucesso nas redes sociais, mas não é propriamente inédita: no ano passado, a Morgenstern, de Nova York, lançou uma casquinha de coco cinza que também era totalmente preta.

Em 2013, eu mostrei uma sorveteria de São Paulo que lançou um sorvete negro, feito com cacau de Gana

De uns tempos para cá, inovar e brincar com as cores das comidas virou moda. O preto costuma sempre causar um impacto maior. O Blog do Curioso separou algumas inovações que transformaram completamente a tonalidade de alimentos tradicionais e os transformaram em preto.

O sorvete negro da Little Damage fez sucesso nas redes sociais (Foto: Bored Panda)

Burger King
No Halloween de 2015, o Burger King surpreendeu ao pintar de preto o pão do seu tradicional Whopper em suas lojas ao redor do planeta. No Brasil, como o uso de corantes em sanduíches é proibido, a rede usou cacau e malte na composição do Whopper.

O Whopper do Burger King se fantasiou de preto no Halloween de 2015

Na verdade, o Burger King já havia lançado um sanduíche negro no Japão em 2014. Por lá, a ideia do Premium Kuro fez sucesso: além do pão preto, o queijo também foi “pintado”. O molho usado foi o de tinta de lula, que já é naturalmente escuro.

Lanchonete em São Paulo criou um sanduíche com pão todo preto em homenagem a Darth Vader

McDonald’s

McDonald’s aproveitou o sucesso do concorrente para lançar um sanduíche preto no Japão

O McDonald’s surfou na onda dos sanduíches do Burger King e lançou um lanche bastante parecido em suas lojas no centro da capital Tóquio. A diferença é que só o pão foi colorido com tinta de lula. Os demais ingredientes permaneceram iguais. A tinta de lula também é muito usada para fazer o macarrão negro, que costuma acompanhar pratos que contenham frutos do mar.

KFC

Fatias de pão pretas e rosas foram criadas pela KFC na China

A maior franquia de frangos fritos do mundo já havia tido uma ideia parecida em 2014, antes das duas lanchonetes. A filial chinesa da rede criou dois lanches pra lá de alternativos: um com o recheio entre duas fatias de pão pretas e o outro entre duas fatias de pão rosas. Vale lembrar aqui que as cinco lojas da hamburgueria temática do Grêmio, a 1903, serve os lanches em pão azul.

O’Munaciello

Mais leve, massa de pizza preta fez sucesso na Itália (Foto: Miami New Times)

A pizzaria de Florença, na Itália, embarcou na onda da alimentação saudável no país em 2015. Uma espécie de carvão vegetal estava em alta no país porque, embora não alterasse o sabor dos alimentos (apenas o escurecia), bloqueava aquele “peso” no estômago que as comidas mais gordurosas trazem. Rapidamente começaram a surgir brioches, croissants e demais guloseimas feitas com esse carvão. Daí para a pizza preta da O’Munaciello foi um pulo. A novidade fez sucesso e foi copiada por outras pizzarias da região.

Ikea

O cachorro-quente preto da Ikea: carvão de bambu tem função “detox”

Mais uma do Japão:  o restaurante Ikea lançou um cachorro-quente feito com carvão de bambu que deixou todos os ingredientes pretos. Assim como o carvão vegetal, o carvão de bambu ajuda a “limpar” o corpo e evita que o estômago fique pesado mesmo comendo junkie food.

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