Desde ontem, o Aeroporto Internacional de Funchal se chama Cristiano Ronaldo, uma homenagem ao ídolo do futebol português, nascido na Ilha da Madeira. Durante a cerimônia de inauguração, o astro do Real Madrid, conhecido pela enorme preocupação com a aparência, posou para fotos diante de um busto criado pelo artista Emanuel Santos. O problema é que as fotos logo viraram piada na internet porque a obra não reproduzia com tanta fidelidade o rosto do jogador.

Busto de Cristiano Ronaldo virou piada no mundo inteiro (Foto: RTP)

Teve gente que comparou o busto ao jogador de basquete da Letônia, Kristaps Porzingis, que atua na NBA pelo New York Knicks. Até Jonathan Cristaldo, que recentemente defendeu o Palmeiras e atualmente joga pelo Cruz Azul (México), fez uma postagem em seu Instagram “agradecendo” a homenagem.

Surpreso com a repercussão, Emanuel Santos se defendeu. Em entrevista ao Diário Record, ele afirmou que a obra foi aprovada pela família e pelo próprio Cristiano Ronaldo, que apenas solicitou a retirada de algumas rugas. Em todo caso, a obra certamente não foi das mais bem sucedidas. A boa notícia para o artista é que ele não está sozinho. O Blog do Curioso separou algumas outras homenagens bastante estranhas pelo mundo afora.

As estátuas de Porto Alegre

Se a cidade de Funchal ficou marcada pelo busto infeliz de Cristiano Ronaldo, o que dizer de Porto Alegre? A capital gaúcha também chamou atenção essa semana pela estranha estátua de leão erguida em uma de suas praças, mas tem uma “tradição” de alguns anos no assunto. Tudo começou em 2009, quando Elis Regina foi homenageada com uma estátua na Usina do Gasômetro bombardeada pelos especialistas. Em janeiro de 2014, o ex-governador Leonel Brizola ganhou um monumento próximo ao palácio do governo. A pose inclinada para a direita causou estranheza e a tentativa de passar impressão de movimento não foi bem recebida por todos, embora algumas pessoas tenham elogiado o dedo em riste característico do político. Por fim, em dezembro do mesmo ano, o Internacional inaugurou na entrada do Beira-Rio uma estátua em tamanho real do ídolo Fernandão, que havia falecido meses antes. Artistas criticaram a falta de capricho da obra que atrai tantos torcedores colorados.

Brincadeira de criança

O boneco do cantor Tiago Iorc (Foto: Divulgação)

Em fevereiro desse ano, o cantor Tiago Iorc ganhou um boneco em sua homenagem. Os traços estranhos e até um pouco assustadores logo foram ironizados nas redes sociais. O músico, porém, não foi o primeiro a sofrer com uma imitação infeliz. Nas décadas de 1980 e 1990, isso era até relativamente comum. A lista das mais esquisitas tem cantoras como Cher, Angélica, Wanessa Camargo, Sandy e a dançarina Carla Perez.

Cher e Angélica viraram bonecas bizarras

No alto, Wanessa Camargo e Sandy; abaixo, Carla Pérez

Homenageada revoltada

A atriz de filmes pornográficos Mia Khalifa ficou bastante irritada ao descobrir que um fã brasileiro tatuou seu rosto na perna. Ela o chamou de “idiota” e o acusou de ter feito a “arte” em uma promoção “2 por 1”: “Primeiro, antes de tudo, você é um idiota. Segundo, minhas sobrancelhas estão desalinhadas. Terceiro, em que tipo de promoção 2 por 1 você fez essa tatuagem? Parece que eu me arrastei nas profundezas do inferno com esse nariz. Que tipo de imbecil iria marcar permanentemente seu corpo assim? Isso não é legal mesmo! Você é um idiota! Boa sorte tentando explicar isso para alguma futura pessoa importante um dia. Idiota!”. Já o cantor John Lennon morreu 33 anos antes de ver seu rosto virar tatuagem no escocês Greg Hamphill, em 2014 – e de ver as comparações entre a tatuagem e Harry Potter.

Mia Khalifa revoltada com a “homenagem”

Tatuagem de John Lennon foi comparada a Harry Potter

O “Derby dos bustos”

Cristiano Ronaldo não é, definitivamente, o primeiro craque a ganhar um busto de gosto duvidoso. Em janeiro de 2012, o Palmeiras anunciou em seu site a construção de um busto para o goleiro Marcos em frente ao seu novo estádio. Só que a imagem divulgada assustou a torcida, já que em nada se parecia com o ídolo. O Palmeiras alegou que era apenas um esboço e, de fato, a obra inaugurada em 2015 tinha qualidade bem superior. À época, no entanto, os rivais não perdoaram. Os corintianos tiveram pouco tempo para rir. Em julho do mesmo ano, o Corinthians inaugurou no Parque São Jorge um busto em homenagem a Sócrates, que havia morrido no fim do ano anterior. Ele foi refeito cinco vezes, mas o resultado final não agradou. Algumas pessoas notaram apenas quatro dedos nas mãos do Doutor.

Simplesmente Elis

De novo a Pimentinha aparece na lista. Em 2015, a escola de samba Vai-Vai homenageou a cantora com o enredo “Simplesmente Elis – A fábula de uma voz na transversal do tempo”. Apesar do desfile empolgante, o carro alegórico que trazia uma escultura de Elis marcou negativamente o desfile. A má qualidade da obra fez com que ela fosse chamada de “Elis Spock”, em referência ao personagem de “Star Trek – Jornada nas Estrelas”. Apesar dos pesares, a escola foi campeã em São Paulo. Lendário intérprete de sambas-enredo da Mangueira, Jamelão desfilou em um carro da Unidos do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, em 1987. O enredo homenageava Lupicínio Rodrigues e ele, que cantou várias músicas do homenageado, ganhou uma escultura. Chegando lá, olhou para a sua representação e soltou: “Eu não sou tão feio assim, não”.

Obama em tela

Site reuniu dezenas de pinturas ruins de Obama (Foto: Reprodução)

Logo que se tornou o primeiro negro presidente dos Estados Unidos, Barack Obama recebeu homenagens de todos os tipos. Quadros, por exemplo, foram muitos. O presidente foi retratado em pinturas de todos os lados do planeta e algumas chamaram atenção pela qualidade duvidosa. Tanto que, já em março de 2009, o site Bad Paintings of Barack Obama (Pinturas Ruins de Barack Obama, em português) elencou dezenas de retratos bizarros do homem mais poderoso do planeta. De Obama com três olhos a Obama mexicano, teve de tudo.

  • Share/Bookmark