Não será uma tarefa fácil. O cartunista americano John Donohue iniciou em janeiro o projeto “Todos os Restaurantes de Nova York”. A ideia é desenhar a fachada dos 24 000 estabelecimentos gastronômicos da cidade. E, como todos os dias surge algum novo, ele próprio admite que o seu projeto é uma “aventura que nunca acaba”. Ex-editor da revista The New Yorker, Donohue ainda oferece aos leitores de seu site uma resenha do lugar e dá todo o serviço. Há um mapa com a localização dos restaurantes já desenhados e eles podem ser encontrados também pelo tipo de comida.

Donohue conta que se inspirou em dois projetos para criar o seu: “Todas as Pessoas de Nova York”, de Jason Poland, e “Todos os Edifícios de Nova York”, de James Gulliver Hancock, um australiano radicado no Brooklyn. O cartunista leva em média 20 minutos para fazer cada desenho. Usa apenas caneta e tinta, nada de rascunhos. Cópias de todos os desenhos estão à venda em seu site. Ele imprimirá 365 cópias de cada um e todas serão assinadas. Os desenhos custam 95 dólares. Donohue também imprimiu nove delas, que estão em exposição até junho na livraria Powerhouse, no Brooklyn.

Donohue escreve uma resenha de cada restaurante que foi desenhado

Parte da renda será doada a instituições de combate à fome. “Espero tocar esse projeto pelo resto da minha vida”, sonha Donohue.

  • Share/Bookmark