Hoje, dia 17, os irlandeses comemoram o “Saint Patrick’s Day“. É uma homenagem a São Patrício, o padroeiro da Irlanda. Originalmente, a cor associada a São Patrício é a azul, não a verde. Então temos aí uma curiosidade a desvendar:  por que  o verde é tão valorizado nesse dia?

O trevo que acompanha São Patrício, por ser verde e representar a boa sorte, acabou se tornando um símbolo do patriotismo católico do país. A tradição de se usar verde no dia de São Patrício começou com o simples ato de pregar à roupa um trevo semelhante ao que o santo carrega. Era um ato meramente religioso até, que, em 1798, foi utilizado pela sociedade reformista United Irishmen de forma política. Para conseguir apoio popular, eles saíram às ruas vestidos de verde no dia de São Patrício. Desde então, virou regra: todo dia 17 de março – feriado nacional – os irlandeses festejam São Patrício de verde.

Mas não é só com a roupa que eles celebram a tradição. Confira abaixo diversas homenagens (verdes!) que já foram feitas ao redor do mundo em outros Saint Patrick’s Days:

A cerveja verde já virou tradição: todos os anos, os pubs irlandeses adicionam uma dose de menta à bebida para esverdeá-la

Docinhos verdes fazem sucesso nas festas de São Patrício

O cachorrinho teve seus pelos tingidos para participar de desfile em Chicago (EUA)

Desde 1962, O Rio Chicago (EUA) pinta suas águas de verde em homenagem ao santo

Em Nova York (EUA), a homenagem ocorre desde 1964, sempre no topo do Empire State Building.

Desde 2012, o edifício Burj Al Arab, em Dubai (Emirados Árabes), também se ilumina de verde.

  • Share/Bookmark