No começo desse mês, fiz uma rápida viagem a Boston, nos Estados Unidos. Mas deu tempo de realizar um velho desejo. Como nasci no Dia das Bruxas, tinha curiosidade em conhecer a pequena cidade de Salem, a apenas 25 quilômetros de Boston. A cidade ficou conhecida pelos julgamentos realizados contra supostas bruxas em 1692. Só que ganhou notoriedade mesmo depois do filme “As Bruxas de Salem”, de 1996, com Daniel Day-Lewis e  Winona Ryder nos papeis principais.

Montagem Estátua

A estátua de bronze, em Salem, que homenageia a atriz Elizabeth Montgomery

É muito fácil fazer o percurso de trem entre Boston e Salem. A viagem dura apenas 30 minutos e a passagem custa 7 dólares por trecho. Para aproveitar a fama, Salem criou uma série de museus e atrações para entreter os turistas que buscam um certo clima de terror. O que eu achei mais divertido, no entanto, foi uma estátua em bronze para homenagear a atriz Elizabeth Montgomery (1933-1995), instalada num dos principais pontos da cidade. Ela fica no cruzamento da avenida que sai da estação ferroviária (Washington Street) com a principal rua de comércio (Essex Street).     Elizabeth nasceu em Los Angeles e morreu em Beverly Hills. Recebeu a homenagem por ter feito o papel principal de uma das mais famosas bruxas da TV. Ela foi a Samantha Stephens no seriado “A Feiticeira” (Bewitched), que teve oito temporadas, entre 1964 e 1972. A série mostrava a vida de uma bruxa, cheia de poderes, com um humano. Inaugurada em 2005, a estátua de 1,82 metro foi paga por uma emissora de canal a cabo. No início, os moradores de Salem rejeitaram a idea, mas voltaram atrás quando perceberam a simpatia dos visitantes estavam adorando.

Elizabeth-as-Samantha-In-Bewitched-elizabeth-montgomery-7238176-784-580

A personagem Samantha Stephens, no seriado “A Feiticeira”

O que se conta em Salem é que alguns episódios de “A Feiticeira” foram gravados na cidade em 1970. O elenco ficou instalado no Hawthorne Hotel, que mantém algumas peças dessa visita em exposição no lobby.

  • Share/Bookmark