Chega hoje (18) às bancas norte-americanas a 50ª Sports Illustrated Swimsuit Edition, publicação especial da tradicional revista esportiva, criada em 1954. Desde 1964, em fevereiro, uma garota estampa a capa da revista vestindo trajes de banho. A edição inteira traz belos ensaios de modelos e atletas de maiô ou biquíni, em locais paradisíacos. É a publicação anual mais rentável do mundo, segundo levantamento de 2011 da revista Forbes (em 1997, a publicação rendeu seu primeiro bilhão). Ao longo dos 50 anos de história, a equipe de produção percorreu 1,7 milhão de quilômetros, registrando 215 beldades (94 delas, atletas) em 148 diferentes ensaios (38 deles, feitos pelo premiado fotógrafo Walter Iooss Jr.). Mas é a garota da capa quem acaba recebendo todos os holofotes. Famosa por tirar do anonimato algumas beldades ao redor do mundo, a edição contribuiu para a fama – e fortuna – de modelos como Cheryl Tiegs, Heidi Klum e Tyra Banks. Este ano, pela primeira vez, uma boneca (a Barbie, adivinhão!) foi escolhida como musa.

Em dezembro de 1996, quando eu era diretor de redação da revista Placar, tentamos fazer algo parecido. Lançamos a edição “O ano das deusas”, com fotos de modelos vestindo biquínis com as cores dos 12 principais times do país. A edição vinha acompanhada de uma fita VHS com o making of do ensaio, realizado em Camburí, litoral norte de São Paulo. Para comemorar os 50 anos da Sports Illustrated Swimsuit Edition, o Blog do Curioso conta curiosidades sobre todas as garotas que já estamparam a capa da revista:

1964: Babette March


A primeira Sports Illustrated Swimsuit Edition chegou às bancas norte-americanas em 10 de fevereiro de 1964. Trazia na capa uma foto bem-comportada da modelo alemã Babette March, no auge de seus 22 anos, banhando-se nas águas do Caribe mexicano.

1965: Sue Peterson


A californiana tinha 18 anos quando foi escolhida para estampar a capa da segunda edição da Sports Illustrated Swimsuit Edition. Ela acabou se casando com Jack Olsen, jornalista (21 anos mais velho) responsável pela reportagem de viagem da mesma edição.

1966: Sunny Bippus


A loira era campeã de natação quando foi escolhida para estampar a terceira Sports Illustrated Swimsuit Edition. Ela começou a nadar como forma de terapia para fortalecer os músculos danificados pela poliomielite que contraiu na infância.

1967: Marilyn Tindall


O ensaio de Marilyn nas congelantes águas do Lago Apache, no Arizona (EUA), representa o icônico look californiano das garotas da época. A garota escolheu a carreira de modelo para enfrentar a timidez e insegurança da adolescência.

1968: Turia Mau


Turia foi criada na plantação de banana de seus pais, em Tohaotu, no Taiti. Largou a escola para ajudar a cuidar dos 13 irmãos. Ela foi escolhida para estampar a capa da revista depois de ter sido eleita Miss Tiurai em 1965.

1969: Jamee Becker


Jamee veio de uma família de modelos: sua avó materna, Mildred Bolger, ganhou fama nos anos 20; a mãe, Sheila Jackson, virou celebridade depois de apresentar um programa de tevê na década de 50. A aparência atlética de Jamee vem da ginástica olímpica que praticava na adolescência.

1970, 1975 e 1983: Cheryl Tiegs


A norte-americana é considerada a primeira supermodel da história. Nas décadas de 70 e 80, ela também foi capa de quatro edições da revista People e de três da revista Time. Ganhou o título de Garota de Ouro dos anos 70.

1971: Tannia Rubiano


Quando foi escolhida para estampar a capa da Sports Illustrated Swimsuit Edition, Tannia era uma estudante universitária que fazia bicos como modelo para ajudar a pagar seus estudos. A carreira nunca deslanchou.

1972: Sheila Roscoe


A garota tinha um ano de experiência como modelo quando foi chamada para aparecer na capa da Sports Illustrated Swimsuit Edition. As fotos foram feitas na Marina Del Rey, na Califórnia.

1973: Dayle Haddon


A morena de olhos claros posou para a capa aos 25 anos, quando atuava como modelo. Seis anos mais tarde, estreou como atriz no filme B North Dallas Forty, ao lado de Nick Nolte.

1974: Ann Simonton


A ruiva entrou para o mundo da moda no início dos anos 70. Aos 22 anos, foi escolhida garota de capa da Sports Illustrated Swimsuit Edition. Uma curiosa ironia: Ann virou ativista da causa feminista, lutando contra a própria revista que fez sua fama.

1976: Yvette e Yvonne Sylvander


O ensaio marcou a primeira vez que a Sports Illustrated Swimsuit Edition colocou mais de uma garota na capa. As gêmeas idênticas, que quase não tinham experiência como modelos, foram responsáveis por uma das mais bem-sucedidas edições da revista.

1977: Lena Kansbod


A sueca foi descoberta em 1973, aos 17 anos, quando ainda usava óculos e tinha os dentes tortos. Três anos depois, mudou-se para Nova York e foi chamada para protagonizar o ensaio.

1978: Maria João


A modelo foi a primeira (e única) brasileira a sair na capa da Sports Illustrated Swimsuit Edition. A edição trazia ainda fotos de Cheryl Tiegs praticamente nua. Isso fez com que, naquele ano, os cancelamentos de assinatura da revista batessem recordes. Por conta da polêmica, o editor da revista recebeu 2 947 cartas de leitores.

1979, 1980 e 1981: Christie Brinkley


A modelo ganhou fama internacional depois de estampar três capas seguidas da Sports Illustrated Swimsuit Edition. Ela foi descoberta em uma agência de correios em Paris por um fotógrafo.

1982: Carol Alt


Carol era a supermodel do momento, quando a Sports Illustrated a chamou para estampar sua icônica capa. Ao longo de sua carreira, a nova-iorquina apareceu na capa de 500 revistas de moda.

1984 e 1985: Paulina Porizcova


A checa Paulina Porizcova, que fez carreira como modelo em Paris nos anos 80, foi, aos 18 anos, a primeira mulher da Europa Central a estampar a capa da Sports Illustrated Swimsuit Edition. Foi também a segunda modelo a estampar duas capas seguidas da revista.

1986, 1987, 1988, 1994 e 2006: Elle Macpherson


A australiana é a garota que mais apareceu na capa da Sports Illustrated Swimsuit Edition. Além de modelo, ela é empresária, atriz e apresentadora de TV. Ganhou o apelido “The Body” (“o corpo”) depois de estampar a capa da revista.

1989, 1992 e 1994: Kathy Ireland

Hoje CEO da agência de design Kathy Ireland Worldwide, a ex-modelo começou a carreira artística aos 17 anos, depois de ter trabalhado como entregadora de jornal. Com 5,1 milhões de cópias vendidas, sua capa de 1989 é a mais rentável da história.

1990: Judit Masco


O ensaio de capa pela Sports Illustrated Swimsuit Edition fez deslanchar a carreira de modelo da espanhola Judit Masco, na época com 21 anos. Acabou virando referência na área, dando aulas para modelos mirins e apresentando programas de tevê temáticos.

1991: Ashley Montana


A norte-americana já era uma modelo experiente quando foi chamada para estampar a capa da edição. Ela já tinha saído sete vezes na capa de Elle e duas vezes na Cosmopolitan.

1993: Vendela Kirsebom


Norueguesa, Vendela foi capa da Sports Illustrated Swimsuit Edition aos 26 anos. Mais tarde, interpretou a mulher de Mr. Freeze (Arnold Schwarzenegger) em Batman e Robin (1997) e virou embaixadora da boa vontade pela Unicef.

1994: Kathy Ireland, Elle Macpherson e Rachel Hunter


A recordista Elle Macpherson já foi apresentada (esta foi a quarta de suas cinco capas). A capa de 1994 foi a primeira de Rachel Hunter, que estava grávida quando participou do ensaio.

1995, 2000 e 2006: Daniela Pestova


A modelo checa tinha 24 anos quando posou para sua primeira capa de revista, na edição de 1995 da Sports Illustrated Swimsuit Edition. Foi também a primeira vez que a modelo fez um ensaio fotográfico usando apenas pintura corporal.

1996: Valeria Mazza e Tyra Banks


A argentina Valeria Mazza tinha 24 anos quando foi chamada para dividir a capa da Sports Illustrated Swimsuit Edition com Tyra Banks. A carreira de Valeria como modelo foi um fiasco: dois anos depois, ela desistiu de tudo para ser dona de casa.

1997: Tyra Banks


A norte-americana começou a carreira artística aos 15 anos, quando interpretou a namorada do personagem de Will Smith no seriado The Fresh Prince of Bel Air. Tyra foi a primeira modelo negra a aparecer sozinha na capa da Sports Illustrated Swimsuit Edition.

1998: Heidi Klum


Hoje empresária, designer e produtora de TV, Heidi Klum começou a carreira de modelo depois de vencer um concurso de beleza em abril de 1992. Em 2008, Heidi foi indicada ao Emmy por seu trabalho no reality show Project Runway.

1999 e 2006: Rebecca Romijn-Stamos


A oportunidade de estampar a capa da Sports Illustrated Swimsuit Edition fez deslanchar a carreira não de modelo, mas de atriz de Rebecca Romijn-Stamos. É dela o papel de Mística na adaptação dos quadrinhos de X-Men para os cinemas.

2001: Elsa Benitez


Antes de aparecer na capa da Sports Illustrated Swimsuit Edition, a modelo mexicana já havia estampado a de revistas como Marie Claire, Elle e Vogue. Seu grande sonho, no entanto, ela ainda não conseguiu realizar: virar atriz de Hollywood.

2002: Yamila Diaz-Rahi


A modelo argentina é conhecida por estampar o catálogo da marca de lingeries Victoria’s Secret. Yamila foi descoberta por um agente de modelos com 20 anos de idade, quando viajava pelo Uruguai.

2003: Petra Nemcova


Natural da República Checa, Petra apareceu em cinco edições da Sports Illustrated Swimsuit Edition antes de estampar a capa, em 2003. Um ano depois, quase perdeu a vida no tsunami que devastou Phuket, na Tailândia. Petra se salvou subindo em uma palmeira, onde permaneceu por oito horas.

2004: Veronica Varekova


Foi o segundo ano consecutivo em que uma modelo checa apareceu na capa. Veronica tinha 27 anos e era conhecida por estrelar campanhas da marca de lingeries Victoria’s Secret.

2005: Carolyn Murphy


Quando foi chamada para ser capa da Sports Illustrated Swimsuit Edition, Carolyn Murphy já era uma supermodel. Depois, tornou-se uma das mais bem-pagas modelos do mundo.

2007: Beyoncé


A popstar tinha 32 anos quando estampou a capa da Sports Illustrated Swimsuit Edition, posando em uma praia na Flórida com um biquíni de sua própria marca de roupas. Hoje, já coleciona 17 prêmios Grammy e 120 milhões de álbuns vendidos.

2008: Marisa Miller


Depois de aparecer em todas as edições da revista desde 2002, Marisa finalmente estampou a capa de 2008. O curioso é que a capa ficou bastante parecida com a de 2000, estrelada por Daniela Pestova.

2009: Bar Refaeli


Refaeli foi a primeira modelo israelense a aparece na capa da edição especial da revista. Filha da também modelo Tzipi Levine, ela começou a carreira artística com apenas oito meses de idade, quando apareceu em um comercial.

2010: Brooklyn Decker


A norte-americana é casada com o ex-tenista Andy Roddick. O cupido da relação foi justamente a Sports Illustrated Swimsuit Edition. Roddick mandou seu agente marcar um encontro com a modelo depois de ver sua foto na revista.

2011: Irina Shayk


A modelo russa aparecia nas páginas da Sports Illustrated Swimsuit Edition desde 2007, até ganhar a oportunidade de estampar a capa da revista. No mesmo ano, ela foi eleita a mulher mais sexy da Rússia, em uma enquete da Complex Magazine.

2012 e 2013: Kate Upton


A sessão de fotos de Kate Upton para a Sports Illustrated Swimsuit Edition de 2013 é a primeira da indústria da moda a ser feita no continente antártico. A modelo se prepara para estrear nos cinemas em 2014, na produção The Other Woman.

(com reportagem de Júlia Bezerra)

  • Share/Bookmark