1. Pela primeira vez, uma Copa do Mundo foi disputada no continente africano. O país anfitrião escolhido foi a África do Sul. O anúncio foi feito em 15 de maio de 2004.

2. A música escolhida como hino da competição foi Waka-Waka, da cantora Shakira.

3. A bola oficial para 2010, produzida pela Adidas, tinha 11 cores diferentes, que representavam os dialetos e etnias do país sede. O nome da bola, Jabulani, significa “trazendo alegria para todos”. Para o dia 11 de julho, dia da final da Copa, foi produzida a bola Jo’Bulani. O nome é um trocadilho com a cidade que sediou a última partida do mundial, Joanesburgo. A Jo’Bulani era uma versão da Jabulani com detalhes dourados.

4. A última vez que Honduras e Nova Zelândia participaram de uma Copa foi em 1982. O mundial de 2010 marcou o retorno dessas seleções depois de 28 anos. A Arábia Saudita, por outro lado, ficou de fora da Copa pela primeira vez desde sua estreia, em 1994.

5. Foram construídos cinco estádios, e outros cinco foram reformados na África do Sul. No dia 28 de abril de 2010, o Instituto de Estudos de Segurança da África do Sul lançou o livro Player and Referee: Conflicting Interests and the 2010 FIFA World Cup (“Jogador e árbitro: conflitos de interesse na Copa do Mundo de Futebol de 2010”). A publicação denuncia irregularidades na realização do mundial de 2010 na África do Sul. Os autores foram jornalistas investigativos locais e do Reino Unido. Eles apontaram seis denúncias relacionadas a construção de estádios, escolha de fornecedores oficiais, práticas de concorrência pública e estrutura de fiscalização governamental.

6. A mascote escolhida para a Copa de 2010 foi o leopardo Zakumi. O nome vem de uma junção de Zouth Africa e kumi, que significa “dez”.

7. No dia 2 de junho de 2010, antes de um amistoso contra o Zimbábue, em Harare, os jogadores da Seleção Brasileira presenciaram uma versão constrangedora do hino nacional. A orquestra local errou tantas notas que mal parecia o hino brasileiro. O capitão Lúcio deixou escapar um sorriso envergonhado, enquanto Robinho arrancou risadas de Kaká com um comentário sobre a ocasião. O goleiro Julio Cesar chegou a bufar, até que desistiu e começou a arrumar o uniforme antes do fim da execução.

8. Depois do show de abertura da Copa do Mundo, no dia 10 de junho, Zenani Mandela, bisneta de Nelson Mandela, morreu em um acidente de carro, aos 13 anos. O veículo que levava a menina capotou em uma estrada nas imediações de Johanesburgo. Segundo as investigações, o motorista estava embriagado.

9. A Espanha venceu uma Copa do Mundo pela primeira vez, tornando-se o 8º país a conquistar um título mundial.

10. A Alemanha ficou em 3º lugar pela quarta vez na história das Copas. Foi o país que mais ficou na 3ª posição, e também o que mais disputou essa colocação. Foram cinco vezes: 1934, 1958, 1970, 2006 e 2010. A única derrota foi em 1958, com goleada de 6 x 3 da França.